SIMPÓSIO DE GEOGRAFIA
FÍSICA DO NORDESTE

Sobral - Ceará - Brasil,

9 a 11 de outubro de 2018

"Perspectivas da Geografia Física no Nordeste Brasileiro: Produção e Desafios"

APRESENTAÇÃO

A ideia de um evento regional surgiu em 2005, durante o XI Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada (SBGFA) que ocorreu em Natal (RN). Criou-se então, o Simpósio de Geografia Física do Nordeste (SGFNE). O I SGFNE ocorreu na URCA (Crato-CE) com o tema central foi “Ambiente e Ordenamento Territorial no Nordeste Brasileiro”. A programação contou conferências, palestras, mesas-redondas, GT’s, minicursos e apresentação de trabalhos. Os artigos foram publicados nos Cadernos de Ciência e Cultura da URCA (ISSN 1980-5861). Participação instituições tais como URCA, UFC, UECE, UVA, UFRN, UERN, UFPB e UFPE.

O II SGFNE foi em 2008 (para intercalar com o SBGFA) na UFPB, em João Pessoa. O tema central foi “Sustentabilidade e Meio Ambiente”. A programação teve o mesmo formato da edição anterior. Os trabalhos foram publicados na Revista Okara: Geografia em debate (ISSN 1983-3878). Participaram as instituições URCA, UECE, UVA, UFRN, UFPB, UFPE, UFC, UFAL, UFS, UFPI, UEMA, UERN e UFBA.

A crise das IES públicas na época e a falta de apoio das agências de fomento, levou a impossibilidade da manutenção da periodicidade dos SGFNE’s.

O III SGFNE foi realizado apenas em 2016, em Caicó (RN), com o tema central “Geografia Física do Semiárido”. Participaram URCA, UECE, UVA, UFRN, UFPB, UFPE, UFC, UFRB, UFS, UFPI, UESPI, UERN, IFS, IFPI e UFBA. Constou de mesas-redondas, excursões, minicursos e apresentação de trabalhos. Os trabalhos foram publicados na Revista de Geociência do Nordeste (ISSN 2447-3359) e no periódico Caderno de Geografia (ISSN 2318-2962).

Com a periodicidade estabelecida, o IV SGFNE será em Sobral (CE), na Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA, de 9 a 11/10/2018. A temática central será “PERSPECTIVAS DA GEOGRAFIA FÍSICA DO NORDESTE BRASILEIRO: PRODUÇÃO E DESAFIOS”. A programação manterá o formato. Os resumos comporão os anais e os trabalhos completos edições especiais da Revista da Casa da Geografia de Sobral (ISSN 2316-8056) e em outro periódico a se definir.

A principal finalidade do IV SGFNE é realizar um panorama das perspectivas da Geografia Física do Nordeste brasileiro por meio da discussão/exposição da produção atual e dos novos desafios impostos ao seu desenvolvimento técnico-científico.

Algumas áreas do conhecimento da Geografia Física nordestina vêm em franco desenvolvimento tais como os estudos geomorfológicos no âmbito das análises de bacias hidrográficas e da dinâmica costeira, assim como os estudos geográficos do clima de médias e pequenas cidades e sobre geodiversidade vêm tomando corpo nos cursos de pós-graduação.

Pesquisas voltadas aos eventos extremos, desastres naturais e às análises de risco e vulnerabilidade socioambientais estão crescendo e se associando ao desenvolvendo de novas aplicações das geotecnologias.

Contudo, áreas clássicas da Geografia Física tais como a Biogeografia e a Pedologia vêm perdendo espaço nos temas de dissertações e teses e de projetos institucionais de pesquisa.

Expor os avanços, avaliar as tendências, refletir sobre os retrocessos e as necessidades técnico-científicas atuais e vindouras e apontar algumas estratégias no contexto regional da produção científica em Geografia Física compõem as finalidades específicas dessa edição do SGFNE.

REALIZAÇÃO

APOIO

© Copyright 2018 - IV Simpósio de Geografia Física do Nordeste Todos os direitos reservados

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now